Celulose e Papel

Fábricas da Klabin recebem certificação internacional de excelência

Reconhecimento pela eficiência operacional das unidades foi dado pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM)

As unidades da Klabin localizadas em Itajaí e Lages, ambas em Santa Catarina, receberam o Prêmio de Excelência A, concedido pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), auditoria japonesa que avalia empresas do mundo todo. O reconhecimento comprova os avanços da companhia em eficiência operacional e aplicação da metodologia TPM (Manutenção Produtiva Total).

O anúncio oficial ocorreu durante a cerimônia TPM Awards 2023, em Kioto, no Japão, em março, e contou com a presença de Pedro Paulo da Luz, gerente Industrial da fábrica em Itajaí; Amilton Costa Rocha, gerente Industrial; Antônio Carlos de Liz, gerente de Desenvolvimento de Produtos de Sacos Industriais; e Denis Nicolau Pereira Correia, coordenador de Melhoria Contínua da Klabin.

Com o reconhecimento, a Unidade Lages tornou-se a primeira fábrica de sacos industriais do mundo a conquistar o Prêmio JIPM, marcando sua trajetória de desafios superados e aprendizados em sua produção. Da mesma forma, a Unidade Itajaí passou a ser a primeira fábrica de papelão ondulado do Brasil a receber o reconhecimento, resultado de uma jornada de alta performance das suas operações.

Cabe ressaltar que a metodologia TPM está relacionada à eficiência operacional, pois resulta na eliminação de perdas, redução de paradas, garantia da qualidade e diminuição de custos. Para o gerente Industrial, Amilton Rocha, a certificação é uma enorme conquista. “Foram três anos de um trabalho intenso que envolveu todos da unidade, mas conseguimos ser aprovados, aprimoramos nossa produtividade e eficiência operacional, desenvolvemos pessoas e conseguimos atender aos requisitos do JIPM”, afirmou.

“O tempo foi o maior desafio, mas a Unidade Itajaí provou ser merecedora dessa conquista pioneira. Nossos times multidisciplinares trabalharam nos bastidores para a construção de cases como os de zero quebras e zero defeitos. Todo empenho e dedicação foram os ingredientes nesta receita de sucesso”, declarou Pedro Paulo da Luz, gerente industrial da Klabin em Itajaí.

Com mais duas unidades reconhecidas, a Klabin demonstra consistentemente a alta performance de suas operações. A Unidade Angatuba já havia conseguido evoluir para o selo A em 2021, consolidando assim a posição da companhia como uma das pioneiras na América Latina em eficiência operacional.

Fonte: Klabin. Acesso em Portal  Packaging: https://portalpackaging.com.br/fabricas-da-klabin-recebem-certificacao-internacional-de-excelencia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *