Celulose e Papel

Veracel reduz emissão de CO2 na produção de celulose

Redução de cerca de 13% no uso do gás natural contribui para diminuir ainda mais a emissão de gases de efeito estufa da empresa, que já atua com 95,3 % de combustíveis não fósseis de biomassa em sua matriz energética

A busca pela redução do uso de combustíveis fósseis é urgente e um grande desafio para o setor industrial. Na Veracel Celulose esse tema é prioridade. A companhia acaba de realizar uma série de melhorias em seus processos de produção, com redução de cerca de 13% no consumo anual de gás natural. Esta melhoria, resulta em ganhos ambientais significativos: 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano deixarão de ser queimados. Isto equivale a deixar de emitir para a atmosfera 12.400 tCO2eq (toneladas de CO2 equivalente).

No setor de papel e celulose, o gás natural é utilizado no processo de calcinação que ocorre no forno de cal (processo térmico que transforma carbonato de cálcio em óxido de cálcio). Entretanto, apesar de ser uma alternativa ambientalmente mais favorável em comparação com os demais derivados de petróleo, o gás também é de origem fóssil. O objetivo da Veracel com o projeto foi reduzir seu uso, substituindo-o parcialmente por combustíveis de origem não fóssil.

“A Veracel Celulose já é referência em sua autossuficiência energética e na oferta de energia limpa exportada para a rede. Esse projeto vem somar ainda mais à nossa frente de trabalho para produzir celulose com qualidade e sustentabilidade, além de otimizar custos e tornar a companhia cada vez mais competitiva”, explica Ari Medeiros, diretor Industrial da Veracel.

Fonte: Veracel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *