Celulose e Papel

Realidade Virtual

Treinamentos com tecnologia imersiva auxilia no aprendizado de colaboradores levando o campo para dentro da fábrica

Com objetivo de proporcionar um treinamento que esteja cada vez mais próximo das condições encontradas no dia a dia das suas operações, a CMPC investiu no desenvolvimento de uma ferramenta altamente tecnológica, baseada em realidade virtual, para realizar o treinamento em segurança do trabalho para seus colaboradores.

Os sistemas de realidade virtual ganharam força nos últimos anos principalmente no mercado de jogos eletrônicos, mas as possibilidades deste tipo de tecnologia são quase infinitas. Do entretenimento ao trabalho, a realidade virtual cresce exponencialmente e abre portas para novas ideias e ações. O profissional que recebe o treinamento utiliza um óculos de realidade virtual, fones de ouvido e joysticks que direcionam o movimento das mãos dentro do ambiente virtual. Dessa maneira, mesmo estando longe do campo, a sensação de estar enfrentando a realidade do trabalho é sentida sem os riscos presentes na operação florestal.

A iniciativa, que começou a ser implementada em outubro do ano passado na unidade industrial de Guaíba (RS), foi completamente customizada para atender as necessidades da companhia e em concordância com o que consta na legislação brasileira sobre procedimentos de segurança de empresas do setor. Já estão participando dos treinamentos os profissionais da área industrial da empresa. Até o momento, já foram formados mais de 80 colaboradores com a nova tecnologia.

As capacitações ocorrem individualmente, em sessões de uma hora, com supervisão de dois instrutores. Entre as principais vantagens do uso da tecnologia estão fatores como, por exemplo, a segurança ao criar cenários em que os alunos não corram riscos reais de acidentes e maior eficiência em termos de assimilação. A estimativa de aprendizagem é de que uma hora de treinamento virtual seja equivalente a 8 horas teóricas.

Entre os diferencias ainda se destacam maior facilidade de retenção de informação, uma vez que, segundo pesquisas, esse tipo de atividade proporciona um aprendizado entre 75% a 90% maior quando comparados a métodos tradicionais, a análise de dados gerados através do desempenho realizado durante a simulação e a gamificação como estímulo de engajamento e interação para que os colaboradores percebam seu próprio progresso e identifiquem pontos de evolução, aplicando-os em sua rotina de trabalho.

Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil afirma que a melhoria contínua nos processos e a segurança de nossos trabalhadores são valores de todos os colaboradores da CMPC, sendo pilares na busca por excelência em nossa operação. Segundo o diretor-geral, a capacitação em segurança do trabalho já era um treinamento que oferecíamos aos nossos colaboradores e que, desde o final de 2021, agregamos e utilizamos cada vez mais a tecnologia a nosso favor. “Nossa expectativa é de que, por meio das simulações de realidade virtual, tenhamos profissionais cada vez mais preparados para lidar com as mais diversas situações de forma segura e dentro dos mais rígidos protocolos”, destaca Mauricio.

Reportagem da REFERÊNCIA CELULOSE & PAPEL, edição 55.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *