Painel Panorama da Madeira foca no compartilhamento de conhecimento e inovação para o setor de base florestal
O setor de celulose alcançou números expressivos em 2021 e 2022 seguiu com grande força. A produção está em crescimento constante e mercado vive um momento especial. O setor de celulose á dos que tem gerado mais empregos e renda, levando desenvolvimento e investimentos para várias regiões do Brasil. E esse setor tem crescido e avançado com investimento em pesquisa e inovação, que apresentam formas de produzir mais e melhor. Essa visão inovadora e de foco no conhecimento caminha lado a lado do objetivo do Painel Panorama da Madeira, que acontecerá junto ao Prêmio Referência 2022.
O painel, que no ano passado teve a Presença de Eduardo Leão, ex-presidente da AIMEX (Associação das Indústrias Exportadoras de Madeiras do Estado do Pará), Rafael Mason, presidente do CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso), e Álvaro Scheffer, ex-presidente da APRE (Associação Paranaense de Produtores Florestais).
Para 2022 o retorno de Rafael Mason já está garantido. O presidente do CIPEM fará sua participação no Painel Panorama da Madeira tratando do tema: Mercado da madeira nativa de Mato Grosso.Rafael é engenheiro florestal formado pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), sócio da SM Laminados Importação e Exportação LTDA e tem grande experiência no campo do manejo florestal.
O segundo participante confirmado é o pesquisador da Embrapa(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Florestas, Evadlo Muñoz Braz. Evaldo trará para o painel o tema: A prática do manejo sustentável de florestas naturais. O pesquisador é formado, mestre e doutros em engenharia florestal pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), já participou de levantamentos florestais nos estados do Amazonas, Acre e Roraima. Suas principais experiências são nas áreas de recursos florestais e engenharia florestal, com ênfase no manejo de florestas naturais na Floresta Amazônica.
O tercio participante confirmado é o atual diretor técnico da AIMEX, o Deryck Pantoja Martins, que assumiu recentemente o cargo na associação. O tema de sua apresentação será: A exportação de madeira brasileira. Deryck é engenheiro florestal formado pela UFRA (Universidade Rural da Amazônia), tem mestrado em desenvolvimento sustentável e agriculturas amazônicas pela UFPA (Universidade Federal do Pará). Antes de assumir a AIMEX foi secretário de meio ambiente de Belém(PA) entre 2015 e 2017 e é também assessor da FIEPA (Federação das indústrias do Estado do Pará)
O painel ainda conta com mais um convidado, que será revelado na próxima edição da revista. Acompanhem nossa publicação e nossas redes sociais para saber em primeira mão quem é o participante que fechará o time do Painel Panorama da Madeira 2022.
O evento
O Prêmio Referência 2022 é organizado pela Jota Editora, responsável pelas revistas Referência Florestal, Referência Industrial da Madeira, Referência Celulose&Papel, Referência Produtos de Madeira e e Referência Biomais. A edição deste ano conta com os patrocínios de: ACIMDERJ, AIMEX, CIPEM , DRV FERRAMENTAS, EFFISA, Inox Conexões, Montana Química, MSM Química e Remsoft.
A premiação será realizada no dia 29 de novembro às 19H em Curitiba (PR). Além dos vencedores, e convidados, esse ano o evento é aberto para o público geral. Estão disponíveis alguns ingressos de um lote limitado de convites para os interessados em participar do evento que dará direito a participar de toda a programação da noite: Painel Panorama da Madeira, Prêmio Referência e do jantar que acontecerá logo após o termino da cerimônia, com cardápio de massas especiais e bebidas não alcoólicas liberadas. Abaixo, os interessados têm os canais para solicitar mais informações também adquirir os ingressos para esta noite tão especial.
Premio Referência 2022
Data: 29/11/2022
Horário: 19H
Local: Restaurante Porta Romana – Curitiba (PR)
Informações e ingressos para o evento: comercial@revistareferencia.com.br ou (41) 999684617 Reportagem da REFERÊNCIA CELULOSE & PAPEL, edição 245