Celulose e Papel

Klabin cria primeiro simulador de operação e manutenção de máquinas florestais do Brasil

A cabine simuladora reproduz o funcionamento de máquinas do campo em um ambiente controlado, aumentando a segurança e diminuindo custos de operações de treinamento

        A Klabin criou o primeiro simulador florestal do país, uma tecnologia que busca tornar a empresa referência em manutenção do setor. O objetivo do simulador é treinar, de forma ainda mais efetiva, os futuros operadores e mecânicos de máquinas florestais da empresa, aumentando a segurança e diminuindo custos de operações.

         Tendo a inovação como um direcionador importante para a evolução de seus negócios, a empresa desenvolveu essa tecnologia em seu Centro de Treinamento, em Telêmaco Borba, no Paraná. A cabine simuladora reproduz o funcionamento de máquinas do campo em um ambiente controlado, fazendo movimentos conforme a tomada de decisão do maquinário e com óculos de realidade virtual, que simula o ambiente das florestas.

         Dessa forma, os trabalhadores estão em fase de treinamento para se tornarem operadores de máquina e mecânicos conseguem entender melhor como operar cada equipamento, por um meio mais seguro, antes de trabalharem diretamente com as máquinas.

       Além disso, com a novidade, é possível retratar de maneira mais realista problemas e defeitos que podem surgir na operação, como chuvas intensas e ataques de abelhas, além de problemas de manutenção, como aquecimento do motor e princípio de incêndio, o que estimula o profissional a aprender a lidar da melhor forma com essas ocorrências.

      O Centro de Treinamento também disponibiliza máquinas de campo nas quais é possível simular problemas hidráulicos, de prensagem de mangueiras, de sistema de ar-condicionado, de afiação de corrente, além de praticar a troca de componentes e o funcionamento do sistema de transmissão e de drenagem das máquinas.

         O principal benefício do investimento no treinamento é que com colaboradores mais capacitados, a segurança deles e a vida útil das máquinas aumentam, e o custo operacional diminui. Nesse sentindo, a Klabin destinou mais de R$ 1 milhão na construção do espaço, que além do simulador, o Centro de Treinamento engloba todas as etapas do processo de aprendizado de manutenção, da teoria à prática.

         “A inovação faz parte do DNA da Klabin, por isso, a empresa investe cada vez mais em pesquisas e ações que tragam benefícios para a companhia e seus colaboradores. O simulador florestal e o Centro de Treinamento, além de demonstrarem mais uma vez o pioneirismo da Klabin em tecnologia, são exemplos de como a empresa utiliza a transformação digital para promover o seu desenvolvimento e dos seus profissionais”, declarou Darlon Orlamunder de Souza, diretor de Operação Florestal da Klabin.

Fonte: Klabin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *