Celulose e Papel

Do começo ao fim

Empresa comemora 20 anos de história oferecendo soluções completas e sustentáveis para o setor papeleiro

A indústria papeleira tem processos precisos e específicos para cada uma de suas atividades e por isso precisa de soluções personalizadas para atingir seus objetivos. A Metal Service oferece as máquinas e equipamentos ideais para cada um de seus clientes. Do preparo da massa às maquinas de papel, a empresa sediada em Rio do Sul-SC, leva para seus parceiros toda confiança e garantia de qualidade adquiridas nos seus mais de 20 anos de atuação no mercado.

            Fundada em abril de 2001, a empresa começou como um escritório de projetos para o setor papeleiro e aproveitou as oportunidades para crescer. No início eram apenas seis funcionários além do fundador, Valmor Burato, que trouxe para essa empreitada toda experiência adquirida anteriormente no setor de celulose e papel. O primeiro escritório era na casa do fundador, mas o crescimento exigiu que a empresa mudasse para outra sala em 2003. Nos primeiros cinco anos a empresa trabalhou apenas com a montagem de equipamentos, realidade que mudou em 2007, quando o barracão onde a empresa está localizada até hoje foi finalizado e a usinagem entrou no escopo de atividades. Hoje empresa fornece a linha completa de equipamentos para reciclagem de papel e de máquinas para produção de papeis Tissue, papeis cartão e embalagens

            Valmor Burato comenta que nestes 20 anos, o principal marco na história da empresa aconteceu em 2014, quando a Metal Service passou a focar em soluções completas no fornecimento de equipamentos e engenharia para preparo de massa com base em matéria prima reciclável, movimento que aconteceu através da contratação de novos engenheiros, investimento em treinamento e softwares. “Hoje nosso departamento de engenharia está focado no desenvolvimento de novos equipamentos, com as melhores tecnologias, visando o baixo custo operacional e ganho na qualidade do produto final”, ressalta Valmor.

Inovação constante

            Rafael Mohr, gerente comercial da Metal Service, participou de quase toda a história da empresa dando seus primeiros passos na Metal Service em 2003. Rafael pôde acompanhar de perto o desenvolvimento da estrutura de trabalho e ver cada mudança realizada, principalmente nos últimos cinco anos, elevar o patamar da empresa. “De 2016 pra cá a empresa cresceu exponencialmente e viu seus resultados serem superados a cada ano que passava”, frisa Rafael. 

            Rafael explica que a Metal Service oferece todos os equipamentos para montar uma operação de produção papel do início ao fim. Cada projeto desenvolvido dentro da empresa tem um engenheiro responsável que presta suporte em caso de necessidade. Isso faz parte de um projeto voltado para a verticalização da empresa, que tem praticamente todos os seus processos realizados por funcionários diretos. “Nosso objetivo é levar a segurança que temos internamente em nossa equipe para cada um de nossos clientes”, planeja Rafael.

            Paulo Silveira, gerente industrial, tem mais de 20 anos de experiência na área e vê na empresa um projeto de trabalho que une eficiência de todas os setores para desempenhar o trabalho da melhor maneira. “A Metal Service tem uma proposta de engenharia técnica muito bem formada e que caminha muito alinhada aos setores comercial, de produção e montagem das máquinas”, explica Paulo.

            Outro fator importante para Paulo é a organização na execução dos projetos, que também passa pela coordenação de cada setor para que as entregas sejam realizadas. “Temos um setor de compras que nos mantem abastecidos, funcionários na produção que seguem cronogramas bem detalhados, que garantem entregas dentro dos prazos estabelecidos e, por consequência, a satisfação dos clientes”, descreve Paulo.

            Douglas Danielski, coordenador de engenharia, atua na empresa desde abril de 2018. Ainda cursando a graduação em Engenharia mecânica no período, viu a oportunidade de crescimento junto a Metal Service com bons olhos, passando em pouco tempo a liderar o setor de projetos nos desafios enfrentados nos últimos anos, trazendo soluções criativas e inovadoras para os máquinas e equipamentos da empresa. “Na época eu era o quarto integrante da equipe de engenharia e aproveitar as oportunidades para crescer”, declara Douglas. Hoje o setor conta com dez membros e continua com perspectiva de expansão, pois a equipe é jovem e não mede esforços para alcançar os objetivos individuais e coletivos. “Todos estão sempre abertos a conversas com clientes e outros setores da empresa, para desenvolver equipamentos mais eficientes, de fácil operação e otimizando os processos produtivos”, expõe Douglas.

Sidnei Vieira, coordenador de produção da Metal Service, já tem 12 anos de empresa e mais de duas décadas nesse mercado. Dentro da Metal Service passou por vários setores e pode ver o setor de produção sair de 15 para mais de 40 funcionários. Sidnei foi responsável por implantar um setor de qualidade dentro da empresa, que otimizou procedimentos e práticas realizados para melhorar os resultados. “Verificamos todos os gargalos que tínhamos e pudemos trazer soluções práticas para que eles não voltassem a acontecer”, celebra Sidnei.

Sidnei vê na relação com os funcionários um diferencial que faz a empresa se destacar dentre as outras do mercado. Sidnei admira muito a transparência, a preocupação com a parte pessoal e a dedicação para conseguir o melhor desempenho dos funcionários. “No início de cada mês temos um café com a diretoria para todos saberem da realidade da empresa e há uma política que preza pela não demissão dos funcionários, tentando encontrar formas para que este possa desempenhar melhor o seu trabalho”, valoriza Sidnei. Para o coordenador, a Metal Service é mais que uma empresa, é uma família.

Os resultados da excelência no trabalho da Metal Service são vistos e reafirmados por seus clientes, que em alguns casos, puderam acompanhar e auxiliar no crescimento da empresa. É o caso de Francelo Carraro, diretor da Estrela Indústria de Papel, que trabalha há oito anos com máquinas da Metal Service. “Eles oferecem soluções e desenvolvimento para a melhora operacional, produtiva e de qualidade da nossa indústria”, relata Francelo. Marcio Pelegrino, diretor da Araucária Papéis, destaca o atendimento da Metal Service. “O pós-venda da empresa é sem igual e os equipamentos são de alta qualidade”, aponta Marcio.

Sidney Melotti, sócio da Papel Tangará, trabalha com equipamentos da Metal Service há praticamente 20 anos e não mede elogios para falar da empresa. Além da qualidade dos equipamentos e disponibilidade no atendimento, a mentalidade da Metal Service é algo que faz toda a diferença para Sidney.” Eles não têm medo de desafios e sempre que propomos algo, se desdobram para conseguir a solução que precisamos, levando em consideração todos os detalhes de cada projeto”, exalta Sidney.

Presente e Futuro

            Em 2020 a Metal Service iniciou o seu maior e mais ambicioso projeto: o Turn Key. Neste novo desafio a equipe de engenharia projetou e fabricou todos os equipamentos para a fabricação de papel para a nova fábrica da ANIN Papéis Especiais, em Guarulhos (SP). Do preparo da massa até o tratamento da água utilizada, passando pela montagem mecânica, elétrica e hidráulica, tudo foi projetado e coordenado pela Metal Service, que enviou seus melhores profissionais para garantir a operação perfeita do sistema.

            Para Tiago Burato, sócio e diretor da Metal Service, esse projeto foi muito audacioso para a estrutura atual da empresa, mas o resultado obtido demonstra a dedicação e qualidade do trabalho realizado. “O Turn Key nos trouxe muita maturidade, temos uma equipe jovem, com vontade de aprender e que realizou um grande trabalho”, comemora Tiago.

            A Metal Service já iniciou os seus planos de expansão, com a ampliação do barracão e também adquiriu o terreno ao lado de sua sede, para ampliar a área de expedição e possibilitar o aumento da produção das máquinas. Para Tiago, um desafio importante que a empresa tem em relação aos próximos passos é a necessidade constante de capacitação de funcionários para o desempenho das atividades. “Precisamos de pessoas técnicas e altamente qualificadas em toda a cadeia produtiva para atingir nossos objetivos”, informa Tiago.

Tiago Burato, é otimista quanto aos próximos passos da empresa e vê no mercado de papel grandes possibilidades para o crescimento da Metal Service. “O mercado é muito seletivo e a qualidade da Metal Service faz diferença no momento das escolhas”, completa Tiago.

            Valmor Burato celebra o grande trabalho realizado por sua equipe e o status conquistado pela Metal Service nesses 20 anos de atividade. “Nos tornamos referência no mercado papeleiro no fornecimento em soluções completas em equipamentos e engenharia para preparo de massa com base em matéria prima reciclável”, enfatiza Valmor.

Reportagem da REFERÊNCIA CELULOSE & PAPEL, edição 53.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *