Objetivo dos cursos do Programa de Formação da Veracel Celulose em parceria com o SENAI, é oferecer oportunidades de formação e profissionalização especialmente para o público feminino e pessoas negras (pardas e pretas).
Os cursos têm a garantia da experiência prática através de estágio na empresa, além de contribuir com a formação de novos profissionais para o mercado de trabalho
A primeira aula do Programa de Formação de Mão de Obra Local da Veracel Celulose foi realizada recentemente. A aula foi ministrada na sede do Senai Bahia, em Eunápolis, parceiro da empresa no projeto. O programa dará oportunidade para 40 pessoas, sendo 28 mulheres, se capacitarem nas funções de Operadora de Máquinas Florestais e Mecânica e Mecânico de Máquinas Florestais.
Além de formar e desenvolver novos profissionais, o projeto promove um alinhamento com os pilares de Diversidade e Inclusão da Veracel, uma vez que para a área de Operação de Máquinas Florestais as vagas são somente para o público feminino.
“Esse curso mostra a conexão da Veracel com a comunidade da nossa região e como também somos parte da solução. Com a parceria com o Senai e a comunidade interessada, estamos dando o passo além na trajetória de aprendizagem e formação de mulheres e homens, pessoas negras (pretas e pardas). Com a formação adequada, é possível aproveitar as diversas oportunidades de novos negócios e investimentos que estão surgindo no país”, destaca Caio Zanardo, diretor presidente da Veracel.
Foram registradas 623 pessoas interessadas nos cursos. A formação inclui a realização de etapa teórica e prática, essa última, que será feita em formato de estágio presencial na própria Veracel.
Com isso, o momento do estágio será um marco importante para a Veracel. Será a primeira vez desde 2001, quando a empresa começou sua operação de colheita, que haverá uma turma formada exclusivamente por mulheres na operação de colheita florestal.
“É um processo de aprendizagem muito importante também para a empresa, pois também estamos aprendendo a receber mulheres em uma atividade que é, tradicionalmente, masculina. É um programa especial para a Veracel Celulose”, finaliza Dienane Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Veracel.
Fonte: Veracel