Santa Catarina deve criar Plano Estadual de Florestas Plantadas

O estado busca aumentar a capacidade produtiva de madeira e incentivar o plantio de florestas

Com intuito de aumentar a capacidade produtiva de madeira em Santa Catarina, o estado contará com um novo projeto para incentivar o plantio de florestas.

Durante reunião do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, com o presidente e o diretor-executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), José Mario Ferreira e Mauro Murara Júnior, na última semana, iniciaram as discussões para a criação do Plano Estadual de Florestas Plantadas.

“Vamos propor a criação de um fundo para investimentos no setor, além de sugerir a parceria entre produtores rurais e empresas florestais”, destacou o secretário Valdir Colatto.

A Secretaria da Agricultura pretende envolver o setor produtivo em uma proposta voltada para o desenvolvimento sustentável das áreas de florestas plantadas. Para Mauro Murara Júnior, diretor-executivo da ACR, o novo Plano Estadual terá um grande diálogo com os representantes do setor para levantar as demandas e oportunidades de Santa Catarina.

Uma das prioridades é agilizar a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que os produtores possam fazer a recuperação das áreas degradadas, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA), e, assim, estarem aptos a buscar recursos para pagamento de serviços ambientais e preservação de florestas.

Além disso, será criado um fundo para desenvolvimento do setor de florestas plantadas no estado, que será utilizado para financiar a implantação e reformas de áreas.

DADOS DO SETOR FLORESTAL

Maior produtor e exportador de madeira serrada do Brasil, o estado de Santa Catarina foi responsável por 12,7% dos embarques nacionais de produtos florestais em 2022, com US$ 2 bilhões de faturamento e gerando mais de 100 mil empregos diretos.

Segundo a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), a área total de florestas plantadas no estado é de 1,03 milhão de hectares, sendo 713 mil hectares de pinus e 316 mil hectares de eucalipto.

Fonte: Portal Celulose

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *