Próximos Passos

RECUPERAÇÃO DOS PREÇOS DE CELULOSE SERÁ GRADATIVA E MODERADA AO LONGO DO ANO

O setor de celulose passou por períodos de desaceleração e recuperação em 2019, após sofrer os efeitos do mercado internacional e da crise brasileira, e a estimativa é que a recuperação continue de forma gradual em 2020.

No ano passado, os preços globais de celulose caíram devido a uma diminuição estratégica dos estoques próprios das papeleiras na China, enquanto a oferta produzia em níveis recorde no final de 2018 e começo de 2019. Em 2020, a expectativa é que as cotações da celulose brasileira tenham recuperação gradual, segundo relatório de expectativas do agronegócio brasileiro produzido pelo Rabobank.

O documento mostra que, de acordo com os dados de importações de celulose da China, nos primeiros nove meses de 2019 as importações de celulose foram maiores que o mesmo período em 2018, tanto para fibra curta como para fibra longa.

As importações de fibra curta avançaram 1,8% para 8,6 milhões de toneladas, enquanto as importações de fibra longa avançaram 6,1% para 6,5 milhões de toneladas em 2019, comparado o mesmo período no ano anterior, aponta o relatório.

Neste cenário, cortes na produção anunciados por alguns produtores para a segunda metade de 2019 e primeira metade de 2020 devem ajudar a reequilibrar o mercado global para o próximo ano.

Veja mais aqui.