PAPEL DE DESTAQUE

INDÚSTRIA OFERECE SOLUÇÕES COMPLETAS PARA A CADEIA PRODUTIVA DO PAPEL MARROM

Um clique, dois cliques e pronto. Uma compra é feita e pessoas em diferentes municípios, Estados ou países fazem um negócio. Esse produto, possivelmente já tem uma caixa de papelão e receberá mais uma camada de papel marrom em seu entorno para proteger de danos ou impactos no transporte. Por mais que a compra seja feita completamente online, o papel está lá, como caixa, embalagem, recibo ou nota. E quando o assunto é o papel que protege essas compras, a especialista é a Hergen, empresa catarinense com quase meio século de tradição no desenvolvimento e fabricação de máquinas para a indústria papeleira.

Fundada em Rio do Sul (SC), há 47 anos, a Hergen desenvolve tecnologia de ponta para a indústria de papel. A linha de produtos inclui máquinas para vários tipos de papéis, preparação de massa e outros componentes, que façam parte da linha de produção do papel. A empresa conta com aproximadamente 300 colaboradores e está presente em mais de vinte países nas Américas, Europa e Ásia, levando sua expertise e representando a indústria brasileira com excelência aonde chega. Emílio Purnhagen, diretor-presidente da Hergen, ao traçar a trajetória da empresa, revela a sólida conexão com o papel marrom desde seus primórdios. Inicialmente envolvida na indústria madeireira, a Hergen identificou no mercado de papel e, subsequentemente, em máquinas para a indústria de papel, uma oportunidade estratégica. Com visão vanguardista, a empresa transformou- se em uma referência no segmento. “No início fabricávamos o papelão para calçados, que fornecíamos aqui mesmo para a cidade e com a expansão das fábricas vimos a necessidade da fabricação de máquinas, o que foi a fagulha para dar início à nossa história”, relata Emílio. Na visão do diretor-presidente, a dedicação incansável e comprometida de cada colaborador, desde a fundação da empresa, desempenhou papel fundamental no crescimento da Hergen, consolidando-a como uma das líderes em seu segmento. “Temos muitos desafios de logística e localização, mas vemos cada um deles como uma oportunidade de desenvolvimento para a empresa”, enalteceu Emílio.

NAS VENDAS….

As compras online emergiram como um dos impulsionadores significativos do crescimento da Hergen nos últimos anos. O considerável aumento nas vendas, impulsionado por um modelo que transformou o cenário do varejo nacional, trouxe consigo uma demanda adicional para as indústrias de papel, superando com folga a média histórica. Conforme Vilmar Sasse, gerente comercial da Hergen, houve um notável aumento na produção, à medida que muitas fábricas direcionaram investimentos para ampliar a capacidade de desaguamento por meio de equipamentos de prensagem mais eficientes, juntamente com aprimoramentos nos processos e componentes de secagem. “Grande parte deste crescimento do mercado de papéis de embalagens decorre em função do crescimento de comercialização de forma virtual que traz para dentro das casas, qualquer mercadoria não apenas do país, mas também do planeta”, analisa Vilmar. O gerente explica que nos últimos anos a Hergen teve uma importante participação de vendas, direcionadas aos produtores de papéis marrons, que efetivamente são a força motriz dos fabricantes de caixas de papel ondulado. “O foco principal destas fábricas de papéis foi a melhoria da qualidade do papel com investimentos em formação e principalmente em equipamentos, que promovem um aumento da resistência dos testes e redução da gramatura por metro quadrado”, explica Vilmar. Este crescimento também impulsionou as vendas da Hergen no mercado internacional, representando, de acordo com Vilmar, uma parcela, que varia entre 30% a 40% do faturamento anual da empresa. “Somos um player global e os projetos internacionais proporcionam uma maior possibilidade de montar estratégias de crescimento a médio e longo prazo, pois quando o mercado nacional não permite investimentos devido a situação econômica, projetos em outros países permitem que mantenhamos um quadro de crescimento”, complementa Vilmar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *