O documento reúne as iniciativas contínuas implementadas pela Companhia, a fim de garantir o desenvolvimento sustentável e adequado para a conservação da flora e fauna na região
Reconhecida mundialmente por sua atuação sustentável, a Klabin disponibiliza para consulta o Resumo Público 2022 do Plano de Manejo da Unidade Angatuba, em São Paulo. O documento apresenta o desempenho e os esforços da Companhia no desenvolvimento de sua operação, considerando o manejo, a conservação e as políticas socioambientais, trazendo indicadores técnicos e econômicos, além de destacar o monitoramento da fauna e da flora realizado na região com o intuito de proteger a biodiversidade local.
A Unidade Angatuba integra o negócio Florestal da Klabin, responsável por fornecer matéria-prima para a produção de papel e comercialização de madeira. A área é constituída por aproximadamente 4,8 mil hectares de florestas plantadas e 3,7 mil hectares de matas conservadas, certificados pelo Forest Stewardship Council® – FSC®, que se estendem pelos municípios de Angatuba, Itapeva, São Miguel Arcanjo, Tapiraí, Buri, Guareí, Itapetininga, Paranapanema e Sarapuí.
As ações da Companhia na região, assim como em suas demais áreas florestais, são orientadas pela preocupação com a preservação do meio ambiente, utilizando a técnica de manejo em mosaico, mesma o plantio de pínus e eucalipto com áreas de florestas nativas. A técnica, na qual a Klabin é pioneira, se tornou marca registrada da empresa e melhora o potencial de produção das florestas, ao mesmo tempo em que colabora com a proteção dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade por meio da formação de corredores ecológicos, que favorecem a circulação de de espécies de animais silvestres.
Também podem ser encontradas no documento informações sobre as ações de monitoramento da fauna e da flora realizadas pela Klabin na região. O trabalho identificou 409 espécies de plantas nativas nas fazendas da Unidade, das quais 13 consideradas ameaçadas de extinção, e 410 espécies da fauna silvestre, sendo 16 listadas oficialmente sob ameaça de extinção.
O documento reúne, ainda, as iniciativas que a Klabin realiza junto às comunidades vizinhas à sua operação, a fim de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Entre os destaques deste trabalho, está o programa de Fomento Florestal, que visa estimular pequenos agricultores a plantar florestas em suas propriedades. A Companhia mantém também um canal de diálogo aberto com as pessoas, por meio de telefone (0800 728 0607 ou ainda 15-3255-9000), e-mail, reuniões, fóruns e comitês setoriais para ouvir sugestões e ampliar o impacto positivo de sua presença.
O Resumo Público 2022 do Plano de Manejo Florestal está disponível no site da Companhia (https://klabin.com.br/sustentabilidade/estrategia/resumo-publico).
Release da Klabin.