A Black Friday se consolidou como importante data de compras para brasileiros. Mas, mais do que adquirir eletrodomésticos ou roupas a preços camaradas, é possível aproveitar boas oportunidades de empresas descontadas na bolsa e lucrar com o potencial de alta.
De acordo com a plataforma Oceans 14, o preço sobre o lucro (P/L), uma das principais métricas para verificar se determinado ativo está barato, do Ibovespa atualmente se encontra em 4,52 vezes, menor que a crise de 2008, de 2016 e do pico da pandemia, em 2020.
Felipe Moura, sócio e analista da Finacap Investimentos, recorda que em grandes quedas dos mercados, investidores ficam receosos de comprar ações. Mas ele destaca que é justamente nesses momentos que surgem pechinchas, sintetizada na máxima “compre ao som dos canhões, venda aos sons dos violinos”, frase atribuída ao banqueiro Nathan M. Rothschild.
“O importante, assim como acontece em qualquer compra, é fazer a análise correta antes de fechar negócio. E, no caso das ações, o preço não é o mais importante. E sim uma fórmula que leva em conta o preço em relação a fundamentos como lucro e dividendos”, discorre.
Fonte: Moneytimes