RENOVAÇÃO TECNOLÓGICA RESULTA EM ECONOMIA

SISTEMA DE AERADORES PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES GERA ECONOMIA, DUPLICA A EFICIÊNCIA E PRESERVA O MEIO AMBIENTE

O tratamento de efluentes é uma das soluções tecnológicas mais importantes para a indústria de papel e celulose. A inovação traz consigo maior eficiência nos processos e principalmente a economia de recursos, sejam materiais ou financeiros. Partindo deste princípio a Alfamec Soluções Ambientais, empresa especializada em saneamento e serviços, aperfeiçoou os sistemas de tratamento de efluentes com uma linha de aeradores superficiais, que apresentam resultados
extraordinários.


Os aeradores superficiais foram tratados por muito tempo como produtos ineficazes, pelo alto consumo de energia e pouca efetividade em sua função, além da liberação de aerossóis que contaminam a área que circunda a estação de tratamento, levando riscos aos profissionais envolvidos com o trabalho. A dissipação de aerossóis no meio ambiente poderá chamar a atenção das autoridades de saúde pública e os danos causados poderão levar à proibição da utilização destes tipos de aeradores.


Ao analisar todo este quadro, foi constatada a necessidade de um produto, que suprisse todas as necessidades deste mercado, mas seguindo uma série de exigências, que começavam com economia e efetividade, aliados à preservação da natureza.

A forte atuação da Alfamec em pesquisas referentes a esse projeto vem desde o ano de 2016, quando foi apresentada a melhoria de rendimentos no que tange eficiência energética e defesa da tecnologia de aeração para mudar o paradigma de ineficácia, alto custo e danos ao ambiente. Este foco em pesquisas veio da percepção de transição energética de toda a indústria, que precisava de algo que melhorasse o aproveitamento dos recursos, uma vez que, segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e o MME (Ministério de Minas e Energia), o consumo de água pode chegar até a 23,8% das custas industriais, dependendo do setor de atuação.


Eduardo Cabezas, CEO da Alfamec, destaca a dedicação e investimentos da empresa no campo de
pesquisa e inovação, a incessante busca por melhorias contínuas e a importância dada ao mercado de saneamento não apenas para as indústrias, mas tambémpara a sociedade. “Empresas de papel e celulose com equipamentos mais eficientes e menos onerosos em energia, se tornam mais rentáveis e competitivas. Portanto, o Aerador Alfa Turbo contribuirá muito com estas companhias”, ressalta Eduardo

Veja mais aqui.