Inovações sob medida

Empresas do setor evoluem nas mais diversas áreas, mas inovações não implicam obrigatoriamente em novas tecnologias. Para garantir o melhor desempenho dos equipamentos, é possível investir em overhaul de secadoras de celulose e prensas de papel, que renova o desempenho dos equipamentos. Já no campo da sustentabilidade, há um novo produto que vem em embalagem reutilizável – uma inovação baseada em um hábito que faz parte do cotidiano.

Em 2008 foi realizada pela Valmet a automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia: o primeiro SymBeltTM Overhaul na América do Sul. Mais que uma reforma, o overhaul recondiciona secadoras de celulose e máquinas de papel, conferindo condições de desempenho semelhantes a um equipamento novo. Desde então, cerca de vinte serviços de recondicionamento garantiram o alto desempenho e confiabilidade de funcionamento de equipamentos. 

“Acreditamos que cuidar do equipamento realizando as devidas manutenções e inspeções garantem melhor andamento e eficiência do rolo, teor seco e propriedades físicas da folha. A falta desses serviços confere ao equipamento riscos desnecessários de paradas não programadas da máquina”, destaca Mauricio Gomes, engenheiro de vendas da Valmet.

No processo de secagem da celulose, a prensa de sapata no rolo SymBeltTM desempenha um papel muito importante no aumento do teor seco da folha de celulose, removendo em torno de 20% a 25% da água neste único equipamento. A prensa de sapata é o último ponto de prensagem da folha antes da entrada do secador e, por isso, estar operando sempre nas melhores condições de manutenção é de suma importância para a continuidade do processo de secagem. 

Para a realização do serviço de overhaul, é preciso organizar e planejar em conjunto com o cliente todas as necessidades de materiais, assim como o melhor momento de aquisição para a realização dos serviços na data planejada pela fábrica. As manutenções podem ter intervalos de quatro a cinco anos, representando pouca interferência no dia a dia das operações. Apesar de raras, prolongam a vida útil da manta, garantem a operabilidade sem interrupções e resultam em melhor secagem, economia de energia e custos. 

Veja mais aqui.