Em favor da sustentabilidade

Empresa reduz 5,6% no uso especifico de água na área industrial

Sustentabilidade é uma prioridade cada vez maior para o setor industrial: esforços de redução de consumo e emissões impulsionam grandes nomes do setor a buscarem soluções inovadoras. Na esteira do desenvolvimento sustentável, a Veracel ganha destaque batendo recorde interno de utilização de água. A companhia utilizou 23,6 m³ (metros cúbicos) de água para cada tonelada de celulose produzida, quebrando o recorde anterior de 25 m³ para cada uma tonelada de celulose produzida.

O marco foi resultado de um projeto desenvolvido pela área de Controle Ambiental da Veracel: processos internos foram aprimorados no último ano, resultando em uma redução de 5,6% no uso especifico de água na área industrial.

A melhoria foi possível graças a esforços conjuntos das equipes de meio ambiente, operação, manutenção e engenharia, segundo o coordenador de Controle Ambiental da Veracel, Tarciso Matos. “Quando trabalhamos juntos e de forma cooperativa, alcançamos um resultado muito maior”, destaca Matos. “As iniciativas de redução de consumo adotadas tiveram um custo muito baixo para a empresa e trouxeram um retorno financeiro significativo com a economia de água”, acrescenta.

Veja mais aqui.